2.06.2016

PRÁTICAS DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA

Profa. Dorothéia Barbara Santos

A disciplina Fundamentos Metodológicos do Ensino de História oferecida aos acadêmicos do V período, do Curso de Pedagogia, teve por objetivos  oferecer  subsídios de refletir sobre o ensino de história e suas possibilidades  de trabalho nos anos iniciais através das diversas fontes históricas.  As atividades práticas da disciplinas ocorreram de dinâmica e didática. Todas enfatizaram o uso das  fontes históricas.


Para tanto, foram dividida as turmas em sete grupos. Com o propósito de estudar uma das fontes históricas, conhecer seu principal uso nas diversas descobertas realizadas pelo homem e, sobretudo como utilizá-las em sala de aula, com alunos do ensino fundamental. Dentro dessa proposta, cada grupo teve a liberdade de elaborar uma programação em forma de oficina, após estudo teórico, para ministrar aos colegas.

Fontes históricas e as oficinas

Livro

O livro é uma das fontes orais utilizada com bastante frequência nas instituições de ensino. A turma do PM – V ofereceu uma oficina com esse tema contendo uma exposição de diversos livros, de várias modalidades e para todas as idades. Mostrou também os cuidados necessários ao utilizar o livro como fonte de pesquisa.  

Fontes Orais

A importância das fontes foi enfatizada através do uso de fantoches. Foi lembrado na ocasião que através das fontes orais as demais surgiram.


Música
 Uma das maneiras encontrada por uma das turmas para estudar a história cotidiana, foi criação de uma rádio interativa que solicitava aos ouvintes o nome da música preferida e as marcas que ela tinha deixada em sua vida,acontecimentos  da  semana.

Filmes e vídeos

A turma do PN- V noturno, ao trabalhar com as fontes filmes e vídeos, ornamentou a sala e  no final  produziu um pequeno vídeo com a turma. A ideia  foi cada uma, em trinta segundos dizer  sua experiência com a educação escolar. No final. Todos da turma puderam assistir sua participação no vídeo.

Objetos e Monumentos

 A turma do noturno optou por estudar os principais monumentos existentes em Goiânia, dando destaque  a  Centro Cultural Oscar Neyermeyer. O grupo construiu uma maquete representativa e estimulou o grupo a pensar sobre os objetos ou monumentos que marcaram a sociedade.


Pesquisa de Campo

A turma PM –V fez exposição sobre  o que é pesquisa, o que é pesquisa e suas diversas modalidades. A ênfase maior  foi  pesquisa de campo. As acadêmicas visitaram o Parque Memorial do Cerrado, fizeram entrevistas, filmaram e levaram para sala de aula diversas espécies de animais do cerrado, empalhados que estão em extinção. 


Conclusão

As práticas da disciplina Fundamentos Metodológicos do Ensino de História possibilitou aos acadêmicos  uma visão ampliada, sobretudo sobre o uso das diversas fontes históricas   em sala de aula. Desmistificou a ideia de que somente  a fonte livro é  a única forma de conhecer  as diversas produções  humanas  construídas ao longo dos séculos. Foi um semestre rico de aprendizagem e repleto de desafios.

Referencial

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados.  Campinas, SP, Papirus, 2003. – (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
BITTENCOURT, Circe M. (Org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2000.
NIKITIUK, Sonia Leal (Org.). Repensando o ensino de História. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 2001. Coleção Questões de nossa época.