5.07.2016

TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO


 Dorothéia Barbara 

       É inegável que a tecnologia está em toda parte do universo civilizado. Quem se dispõe a ser professor corre o risco de ficar parado no tempo, ou  desenvolver uma metodologia obsoleta  em sala de aula, insignificante  e como diz  Moretto (2014) “...sem eficiência e eficácia.” Discordo com  Buarque (2014) quando diz que para admitir um professor em um estabelecimento de ensino  deve-se “... exigir declarações que o elogie  seu trabalho.  Discordo pelas mesmas razões que o próprio senador descreve o ambiente da maioria das  escolas.  É , sem graça, não tem conforto para alunos e professores, e “... o quadro negro é uma tortura.” Acresce ainda que  a remuneração dos professores  não é atraente e muitos ministram suas aulas com extremo desânimo.  Diz ele,  “ ... os professores não são vistos como heróis [...] ninguém quer ser professor, se perguntar  o que querem, todos dizem que vão ser jogadores de futebol, um “ neymar” na vida ou outra ocupação que dê sentido à vida.

       No entanto, concordo com precisamos vencer os desafios que nos são postos diariamente no ambiente escolar, sobretudo os que envolvem tecnologia. Nossos alunos chegam nas salas de aula com tablets, iphone, celulares  de última geração e outros aparelhos, por vezes, desconhecidos no universo de muitos professores. Eles chegam com inúmeras informações que em suas mentes estão desconectadas, semelhante a uma gaveta de roupa em desordem. É aí, que o professor entra como mediador para organizar essa gaveta e colocar cada coisa em seu lugar, pois deve

Transformar aquilo que concorre com a escola, adicionando à sua atividade principal as possibilidades do on line como recurso inovador da experiência educacional; Compreender as possibilidades de interesse e curiosidade do educando em relação a que a escola oferece, abandonando a crítica sobre a indisciplina e falta de interesse nos estudos pelos alunos, antes de refletir sobre as transformações científicas, tecnológicas, sociais e dos meios de comunicação em geral.  (SOARES,2006 p.8)

      Certamente é um dos maiores desafios que nós, professores do século atual precisamos vencer, apesar das barreiras estruturais  institucionais, a má remuneração e outros  fatores que ainda afetam  a   nossa qualidade de aula e de vida.

Referencial

GALLI Soares, Conhecimento e aprendizagem no contexto das tecnologias 
BUARQUE, Cristovan.  Desafios da Educação – Antônio Névoa e Cristovan Buarque  

Nenhum comentário: